Guilherme Taya -19
João Pedro Barbosa -24
João Pedro Mendes -25
Lucas Honda -31
Paulo Aires -39
Ricardo Sechis -4
ingresso1_0-2.jpg



















''A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.'' (infoescola.com.br)

Oswald de Andrade Letras in.verso e re.verso (1)2.jpg

''Vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.''
-Oswald de Andrade


Guilherme Taya -19
João Pedro Barbosa -24
João Pedro Mendes -25
Lucas Honda -31
Paulo Aires -39
Ricardo Sechis -40





Artes Visuais

CUBISMO

O Cubismo é uma vanguarda, que teve seu início no Século XX. É uma das vanguardas mais famosas e mais influentes. O Cubismo tem como principal artista Pablo Picasso. Essa vanguarda traz a estética da geometria para a arte. a arte cubista rompeu com a perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza e deu lugar a uma forma de expressão onde um objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.

O início do cubismo se deu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon de Picasso. A tela representava mulheres nuas, mas diferente das pinturas renascentistas, o contorno do corpo antes representando a realidade deu lugar a formas geométricas. Essa nova tendência se perpetuou com outras artistas como por exemplo, o fauvista Georges Braque e o pós-impressionista francês Paul Cézanne.

O Cubismo, historicamente se dividiu em Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. No Cubismo Analítico predominavam cores moderadas e formas geométricas. Já o Cubismo Sintético foi uma reação ao Analítico, com cores mais fortes e formas mais reconhecíveis através de colagens.

O Cubismo no Brasil se espalhou após a Semana de Arte Moderna, em 1922, na cidade de São Paulo.



Obras:



Cubismo-sintetico-imagem.jpg







download.jpg






cubismo1.jpg





Características cubistas









"Os músicos" Pablo Picasso

A obra de Pablo Picasso, o principal artista da vanguarda cubista, além de na imagem os músicos serem representados por formas geometrizadas, a estética na obra para de ser realista, e demonstra os "objetos", em um plano único. O que faz com que a obra se encaixe nesta vanguarda, o cubismo.



Na 2ª obra, o uso de formas geométricas, a cor utilizada (bege), a "planificação da obra, faz com que, a imagem seja considerada cubista.



Na 3ª obra, a geometrização do corpo humano, as cores que se assemelhavam ao uso de cores por Cezanne, encaixa a obra no movimento cubista.




História



O Brasil e o Mundo nos séculos XIX e XX