Grupo 1
Integrantes do grupo:
Alessandra Nunes nº 1
Camila Souza nº 11
Clara Fagundes nº 12
Fabíola Malta nº 18
Júlia Afonso nº 26
Laís Martins nº 29
Mariana Dias nº 32





Modernismo





História A1 - 1ª Parte




As vanguardas européias surgiram em meio a um mundo caótico, de mudanças e transformações recorrentes e de grandes conflitos. Por isso, procuraram romper com os paradigmas, e abalaram a sociedade. Chegando ao Brasil, os ideais dessas vanguardas encontraram solos férteis, onde se disseminaram e inspiraram artistas e movimentos revoltosos contra o governo.


Artes A1, B1 e C1 - 2ª Parte




external image TnSa9qR.png
(Artes visuais e Artes Cênicas)

O Surrealismo, movimento artístico e literário que surgiu na década de 1920, foi influenciado principalmente pelas teses psicanalistas de Sigmund Freud e também pelo Dadaísmo e Cubismo. A intenção deste estilo é ir além da consciência humana, expressando "o mundo do inconsciente e dos sonhos"- Wikipedia. É uma expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, utilizando o subconsciente, negando padrões de ordem moral e social.
"Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade."- Salvador Dalí.
Salvador Dalí, pintor, desenhista, fotógrafo e escultor, nasceu na Espanha em 1904 e foi um dos principais artistas surrealistas. "Ovo cósmico", "A girafa em chamas" e "Face de guerra" são produções artísticas do artista.

external image untitled.jpg "A Girafa em Chamas", Salvador Dali.
Imagem <http://1.bp.blogspot.com/_V3uvsjjQDb8/S-cdmcyCmdI/AAAAAAAAALE/oTrPqgtdni8/s400/untitled.jpg>, acessada em 14/04/2014.

"A Girafa em Chamas" é uma pintura a óleo que retrata duas figuras femininas erguidas por muletas e uma girafa em chamas. As mulheres são comparadas com um armário, de gavetas abertas. O cenário é um deserto, um lugar atemporal, e todos os elementos possuem significado separados porém, ao juntá-los, por exemplo ao juntar as gavetas com a mulher, aquilo deixa de fazer parte da realidade e ganha novo significado.






external image DaliOvoCosmico%5B1%5D.jpg"Ovo Cósmico", Salvador Dali.
Imagem <http://1.bp.blogspot.com/_A0_KW7iKxc8/S-ZNJzdhd5I/AAAAAAAAAMU/0L4HnZWKrGE/s320/DaliOvoCosmico%5B1%5D.jpg>, acessada em 14/04/2014.

"Ovo Cósmico" é uma obra artística de um ovo quebrado, a clara com andaimes ao redor para dar sustentação e a gema como o sol que nasce do ovo. As extremidades do ovo estão erguidas como um prédio em construção, com operários. Há água desde perto da gema até onde se encontra um bote e uma pessoa. Mais uma vez a realidade foi distorcida e reinventada como em um sonho, com mudança da dimensão e contexto das coisas como do ovo e do sol.






external image Salvador+Dali+-+The+Face+Of+War+.JPG"A face da guerra", Salvador Dali
Imagem <http://pt.wahooart.com/Art.nsf/O/5ZKEPT/$File/Salvador+Dali+-+The+Face+Of+War+.JPG>, acessada em 14/04/2014.

"A face da guerra" retrata diversos rostos aterrorizados e cobras ao seu redor. O terror do rosto retrata o desespero causado pela guerras, e as cobras que estão de lados opostos do rosto estão prontas para se atacarem, provavelmente resultando na morte das caveiras dentro do rosto. O espaço é um deserto, e a obra tem como características surrealistas a presença de imagens que são reais porém retratadas de forma diferenciada, fora da realidade.



Artes Cênicas







Música

Neoclassicismo
(Música)


O Neoclassicismo é um estilo musical que surgiu no século XX, em resposta ao Romantismo Tardio, opondo-se completamente as características românticas como o apelo emocional, exagero, complexidade e texturas espessas. Ou seja, buscou uma música mais “limpa” e racional, com clareza e simplicidade. Enquanto as músicas dos românticos possuíam grandes orquestras, essas diminuíram no Neoclassicismo.

No Neoclassicismo os músicos buscaram inspirações em compositores de escolas passadas, com exceção ao Romantismo do século XIX, e reelaboraram seus estilos, acrescentando características modernas.

Algumas das características que foram retomadas pelo Neoclassicismo: a passacaglia, concerto grosso, fuga, ostinato e tocata.
Características modernas do Neoclassicismo: modulações repentinas, harmonias ousadas, ritmos complexos e diferenciados, presença de dissonâncias e fortes contrastes de timbres.


Heitor Villa-Lobos
  • Tocata (O Trenzinho Caipira) - Un poco moderato (1983)



A obra de Heitor Villa-Lobos chamada “Tocata 1” ou “O Trenzinho Caipira” faz parte da Bachiana Brasileira nº 2, uma das nove composições chamadas de Bachianas Brasileiras. Nessas obras foram mescladas as músicas folclóricas brasileiras e o estilo musical de Bach, grande músico barroco, por isso cada fragmento possui dois nomes, “um brasileiro e um bachiano”. A tocata foi composta em 1983, para ser tocada por uma orquestra de câmara. É uma música programática que procura imitar o som de uma locomotiva. Possui como características neoclássicas a homenagem ao Bach (inspiração em músicos de escolas passadas é característico do neoclássico), melodia evidente,
uma orquestra pequena(em relação as orquestras românticas), dissonâncias na harmonia e ritmo diferenciado.


Stravinsky
  • Suíte Pulcinella Tarantella (1965)



Pulcinella é um ballet composto por Igor Stravinsky em 1920, baseado em um personagem da Commedia dell'arte e as melodias baseadas na música do compositor Giovanni Pergolesi, importante músico do século XVIII. O balé foi feito para ser executado com 3 vozes (1 soprano, 1 tenor e 1 baixo), 2 flautins, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas, 1 trompete, 1 trombone, um concertino de cordas e o ripieno. O balé completo possui 20 movimentos, porém, em 1965 o balé foi revisado e dele se derivou a Suíte Pulcinella, que não possui parte cantada. A suíte é dividida em 8 movimentos, e o movimento apresentado no vídeo acima é o 4, a Tarantella. A música possui como características neoclássicas uma orquestra pequena(em relação as orquestras românticas), homenagem à música anterior ao seu tempo, harmonia moderna e ocasionais mudanças rítmicas.



Poulenc
  • Suíte Les Biches 1º Movimento( nos anos 1940 foi revisado o ballet)


Les Biches é um ballet de 1924 que possui a parte musical composta por Francis Poulenc. A música foi baseada na obra de Alexander Glazunov, anterior dezessete anos ao ballet e nas pinturas de Watteau, do século XVIII. Nos anos 1940, Poulenc reduziu o ballet em uma suíte, de 5 movimentos. A música apresentada no vídeo é o 1º Movimento da Suíte Les Biches, executado por uma orquestra de câmara. A obra possui como características neoclássicas a clareza, simplicidade e harmonia ousada.


Língua Portuguesa B1 - 3ª Parte




external image semana-de-arte-moderna-de-1922.jpg

A Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, foi muito importante para a cultura do País. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti. Nessa época, as artes brasileiras eram meras repetições do que se produzia na Europa, e inconformados com essa situação, muitos jovens artistas propuseram um movimento de renovação da cultura nacional, que tornasse o Brasil independente nas ideias, artes plásticas, música e literatura. Eles queriam romper com o passado para dar chance de surgirem novas ideias artísticas. Porém, essa nova forma de expressão não foi bem aceita pela elite e chocou a sociedade, que por outro lado, era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras.

Participaram da semana alguns nomes consagrados do modernismo brasileiro como: Mario de Andrade, Anitta Malfati, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Tarcila do Amaral, entre outros. Eles buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão e com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento.

A abertura da Semana esteve a cargo de Graça Aranha, escritor pré-modernista que aderiu ao movimento dos modernos. Sua conferência foi ilustrada com declamação de poemas. Ainda na segunda noite, Ronald de Carvalho declama no seu estilo inflamado o hoje conhecidíssimo poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira - ironia mordaz - ridicularizando o Parnasianismo. Essa foi considerada uma das noites mais agitadas do evento, gritos e vaias do público acompanhavam a declamação do poema de Manoel. Com isso, os modernistas tinham alcançado um de seus objetivos : assustar a burguesia.

Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea. Para isso, era necessário entrar em contacto com as técnicas literárias e visões de mundo do futurismo, do dadaísmo, do expressionismo e do surrealismo, que formavam, na mesma época, a vanguarda europeia. Desse ângulo, o modernismo é expressão da modernização operada no Brasil a partir da década de 20, que começava a dar sinais de mudança (vide, no plano político, o movimento rebelde dos tenentes) de uma economia agroexportadora para uma economia industrial. A Semana em si não teve grande importância em sua época, foi com o tempo que ganhou valor histórico ao projetar-se ideologicamente ao longo do século. Devido à falta de um ideário comum a todos os seus participantes, ela desdobrou-se em diversos movimentos diferentes, todos eles declarando levar adiante a sua herança.





manue1.jpg
Imagem <http://www.marcelomoutinho.com.br/blog/manubandeira.jpg>, acessada em 14/04/2014.

O poema “Poética” de Manuel Bandeira critica as regras da métrica, das rimas, da estrutura utilizadas na formação de um poema, que estão ultrapassadas para a modernidade. O poema exige uma libertação na forma padronizada de se elaborar um texto desse gênero, com ideias que vem espontaneamente na mente do autor sem todas as regras clássicas.

Um dos exemplos que o autor dá no poema é o trecho : “Quero antes o lirismo dos loucos, o lirismo dos bêbados[...]” em que ele pretende passar a ideia que ele visava por algo espontâneo, assim como os bêbados que não se importam com julgamentos, regras, críticas e são mais espontâneos do que o normal. Outro trecho como: “Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário [...]” ele deixa claro que esta cansado do lirismo padronizado, formal, que precisava do dicionário para amparar as ideias dos poetas e que tudo deveria estar de acordo com a norma padrão.

Manuel apoiava as tendências modernistas e queria passa-las para a sociedade que estava muito ligada ao clássico. Pretendia romper com os diversos padrões que já estavam em vigor por muito tempo e que impediam uma certa liberdade dos artistas.





Referências Bibliográficas

BENNET, Roy. Uma Breve História da Música. Jorge Zahar Ed., 1986.

Site: <http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Surrealismo> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://www.significados.com.br/surrealismo/> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://www.suapesquisa.com/surrealismo/> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://www.fontspace.com/ankokukoubou/bloodyslime> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bachianas_brasileiras> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://en.wikipedia.org/wiki/Pulcinella_(ballet)#Pulcinella_Suite> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://www.lasr.cs.ucla.edu/geoff/prognotes/stravinsky/pulcinella.html> Acessado no dia 17/04/2014.

Site: <http://en.wikipedia.org/wiki/Les_biches> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/> Acessado no dia 18/04/2014.

Site:<http://marijane.com.br/vanguardas-europeias/> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://www.portugues.com.br/literatura/vanguardas-europeias---cubismo-futurismo.html> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://gladislangaro.comunidades.net/index.php?pagina=1624295175> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/o-que-foi-a-semana-de-arte-moderna> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://almanaque.folha.uol.com.br/semana22.htm> Acessado no dia 18/04/2014.

Site: <http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/> Acessado no dia 18/04/2014